Um item que não pode ficar de fora de qualquer projeto de cozinha ou banheiro são as bancadas de pedra. Além de darem um charme extra ao ambiente, o mercado está ofertando cada vez mais opções.
É importante entender as diferenças de cada opção que o mercado tem a oferecer antes de definir a sua favorita, por isso vamos explicar a seguir sobre elas.
Granito: é uma pedra natural de porosidade bem baixa e muito resistente à manchas, mais do que os mármores, por exemplo. Visualmente, as pedras de granito possuem pintinhas com alteração de tonalidade. Os mais comuns utilizados são: verde labrador, preto são Gabriel, café imperial, branco itaúnas e branco siena.
Mármore: também é uma pedra natural, porém é mais poroso e, por isso, mancha mais facilmente. Portanto, não é indicado seu uso em cozinhas. Visualmente, os mármores têm tons mais uniformes e rajados alongados, como desenhos abstratos. Os mais utilizados são: carrara, travertino, preto nero e branco paraná.
Quartzo: é um mineral produzido sinteticamente com cristais que se assemelham ao vidro. Sua fabricação garante um controle de cor e veios e, por isso, temos quartzo de cores uniformes. Ele é um material mais caro, porém muito resistente e indicado para qualquer área.
Porcelanato: um material que vem se destacando nas bancadas é o porcelanato., por sua versatilidade e variedade de tons. É um material de ótimo custo-benefício, mas é preciso ter cautela na instalação. Por ser menos resistente a impactos do que as pedras, busque um profissional qualificado para o serviço.
Se você ainda tem dúvidas de onde usar cada material, vamos dar algumas dicas. O mármore, por ser mais ornamental, pode ser usado em banheiros ou em peças decorativas. Os granitos, por sua alta resistência, podem ser utilizados em qualquer ambiente. Os tons mais escuros são mais resistentes do que os tons claros. O quartzo é ideal para quem quer resistência nos tons claros ou então, deseja uma pedra de tom uniforme. E como já falamos acima, o porcelanato também pode dar o tom uniforme que deseja, mas é importante encontrar um profissional qualificado, pois porcelanatos são menos resistentes a impactos.