Fundado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, é um método inovador e eficiente que transforma o mundo infantil, valorizando a autonomia e a individualidade da criança.
O método consiste principalmente em tornar o ambiente em que a criança está inserida mais organizado, de modo a incentivá-la física e psicologicamente. Os móveis ficam na mesma altura da criança, com acesso fácil para que ela mesma possa escolher o que ler, brincar ou utilizar.
Nesses móveis, é preciso incentivar os pequenos com atividades para o autoconhecimento, como livros, brinquedos didáticos, lápis de cor, etc. Assim, a criança exerce suas capacidades naturais de descobrir e se desenvolver.
O quarto da criança é o lugar ideal para exercer o método montessoriano e atualmente a arquitetura utiliza muito suas características para projetar este ambiente. Ele pode ser aplicado desde os primeiros meses de vida e é facilmente adaptável a todas as fases da infância. Tudo deve estar ao alcance da criança. A cama deve ser baixa para que ela possa subir e descer. As prateleiras também devem facilitar seu alcance a livros e demais objetos. Os baús, colocados no chão, favorecem a escolha dos brinquedos.
Enfim, o método leva em conta a individualidade da criança e favorece também sua autossuficiência. Quesitos esses, indispensáveis para o bom desenvolvimento infantil.