Cada cliente possui necessidades específicas e é esse o principal motivo pelo qual o briefing bem aplicado torna-se essencial na elaboração do projeto perfeito.
Saber primeiramente quais são os eletrodomésticos que serão utilizados numa cozinha ou a medida das camas para os quartos é o básico a se perguntar em um briefing. Mas há outras formas de complementar essas informações e garantir uma assertividade ainda maior. Tanto o projetista quanto o próprio cliente que está buscando um projeto pode e deve perguntar/dar mais detalhes sobre seus gostos pessoais e sobre sua vida.
Alguns exemplos são: quais cores mais agradam, quantas pessoas moram na residência e quais as idades, se possuem pets, quais as profissões de cada morador, se possuem alguma coleção, o hobby de cada um, se fazem home office, se costumam receber visitas, dentre outros. As referências são também fatores muito importantes. Se o cliente tem imagens de como ele imaginou seu projeto não deixe de solicitá-las. As referências não foram feitas para serem copiadas e sim para que o projetista possa ter uma ideia mais clara do gosto do cliente e consiga elaborar um projeto com enormes chances de agradar logo na primeira apresentação.