Na finalização da decoração de um lar, nos deparamos com esta frequente dúvida: cortina ou persiana? Qual a melhor escolha para um ambiente?
Sabemos que estes itens, além de oferecerem um estilo a mais na decoração, têm importante função de controlar a luminosidade. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, confira a seguir.
Cortinas: a solução mais conhecida, dá um toque clássico, romântico ou até rústico ao ambiente. As opções são diversas, já que podem ser confeccionadas em diferentes tecidos, texturas e cores. As mais simples podem ser mais baratas que uma persiana. Quanto mais personalizadas, maior seu valor. São ideais para janelões de maior extensão.
As cortinas sujam com mais facilidade, mas muitas são facilmente lavadas na máquina de casa. Para quem tem problemas respiratórios, elas são as que mais juntam pó. Também ocupam mais espaço.
Persianas: ideais para quem busca uma decoração moderna e minimalista. São práticas e possuem diversos modelos, materiais e cores. Algumas opções de materiais são limpas com grande facilidade como PVC, metal e madeira. São menos volumosas e melhores para quem tem problemas respiratórios.
Se comparadas com as cortinas simples, são mais caras. Para ambientes maiores, que é necessário fazer sob medida, o preço fica ainda mais alto e perde-se a praticidade. Outro ponto negativo é que elas atrapalham a visão de quem está num ambiente voltado para área externa compartilhada, não existe um “meio termo” como no caso das cortinas mais finas.
Outras dicas: Se as janelas estiverem viradas para algum vizinho, a melhor escolha são as cortinas que dão maior privacidade sem perder a claridade. A abertura da janela é fator importante também, se for uma janela que abre para dentro, a cortina é a melhor opção. O tamanho do cômodo pode interferir na escolha, se muito pequeno, a melhor opção é a persiana.