Chegou o momento da escolha do piso e as opções são muitas. Dentre elas, estão os laminados e vinílicos, que são os mais escolhidos dentre as opções existentes do mercado. Mas afinal, existe diferença entre eles?
Ambos possuem grande conforto térmico, fáceis de limpar, ideais para utilização em ambientes internos e podem ser instalados acima de outros pisos. A diferença principal entre eles é com relação ao material utilizado na fabricação.
Os pisos laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira, papel e melamina. Já os vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Essa diferença faz com que os vinílicos sejam mais flexíveis que os laminados e o principal impacto disso se dá na acústica.
Por ser flexível, os vinílicos tem uma absorção acústica muito maior. Nos laminados, conseguimos escutar som ao caminhar e, por isso, é recomendada a utilização de manta acústica na instalação.
Outro detalhe é com relação ao contato com a água, no qual os vinílicos que utilizam cola também se saem melhor. Apesar de não poderem ficar totalmente submersos a água, podem ser limpos com ela. Já os modelos de vinílicos clicados e todos os laminados, não possuem resistência à água e devem ser limpos apenas com pano úmido.
O piso vinílico possui mais vantagens que o laminado, mas também tem um valor bem maior dependendo do modelo escolhido. A Tissot Interiores possui parceria com empresa especializada na venda e instalação desses pisos e pode lhe dar uma melhor assessoria na escolha do piso ideal para suas necessidades.