Um assunto que gera dúvida e também muitos mitos entre os clientes que buscam por móveis planejados são as diferenças entre o MDF e MDP.
Para elaborar um projeto que atenda as expectativas de cada cliente, é essencial entender a finalidade de cada uma dessas matérias primas.
O MDP são partículas de madeira de média densidade e é formado por 03 camadas, sendo a interna mais espessa e as externas mais finas, é ainda confundido erroneamente com o antigo aglomerado. Ele é o material mais consumido no mundo e altamente tecnológico. Por ser mais leve que o MDF, tem maior resistência a empenamentos e, por isso, é ideal para mesas, armários, painéis de decoração, caixaria e prateleiras. Como seu desgaste é maior com as ferramentas de cortes e o acabamento fica prejudicado, não é utilizado em móveis que necessitem usinagem.
O MDF é feito de fibras unidas de média densidade, por isso não possui camadas. O material fica mais pesado e pode empenar com mais facilidade e também tende a inchar mais rápido que o MDP. Como possui mais madeira em sua composição, é um material financeiramente mais caro se comparado com o MDP. O MDF possibilita melhores acabamentos, cortes diferenciados, pinturas e usinagem.
Portanto, percebemos que ambos os materiais possuem suas vantagens e maneiras de trabalhar e cabe ao cliente juntamente com seu projetista avaliar as necessidades do projeto, sejam elas estéticas ou funcionais. A Tissot Interiores tem a disposição ambos os materiais para a escolha de seus clientes.