Item que dá personalidade e charme às bancadas dos banheiros. As cubas possuem diversas opções e modelos para todos os gostos e bolsos.
Cada modelo de cuba tem suas características, confira a seguir mais sobre cada uma delas.
Cubas de embutir: as mais baratas e mais utilizadas. São coladas abaixo da bancada e, por isso, ficam embutidas. São de fácil manutenção, mas ocupam mais espaço do móvel inferior.
Cubas de apoio: são as que ficam totalmente acima da bancada. Dão um estilo a mais e possuem infinitas variedades e cores. Ocupam pouco espaço de bancada e do móvel inferior. O móvel precisa ser mais baixo, para que a cuba não fique alta demais. Atenção também para a torneira: caso ela seja de bancada, precisará ter a bica alta.
Cubas de sobrepor: parecida com a de embutir, mas fixada por cima da bancada com as bordas aparentes. Sua instalação é mais simples e ocupa mais espaço de bancada.
Cubas de semi-encaixe: ideais para lavabos e banheiros com bancadas pequenas. São encaixadas na pedra apenas pela parte de trás. Possibilitam bancadas mais estreitas, mas por ficarem salientes podem derramar água no piso com mais facilidade.
Cubas esculpida: são diretamente esculpidas na bancada, como uma única peça. Sofisticadas e elegantes, mas também têm um custo mais elevado. O ralo fica praticamente invisível e são mais difíceis de fazer manutenção, portanto prefira este modelo para lavabos e banheiros menos usados.
Depois de conhecer mais sobre elas, verifique bem o tamanho do seu banheiro para que sua escolha não o sufoque, se atente ao modelo da torneira e por fim, pense na manutenção que o modelo escolhido trará.